Diocese de Sobral.

A Diocese de Sobral fica situada ao Norte Ocidental do Estado do Ceará, limitando-se com o Oceano Atlântico, com a Arquidiocese de Fortaleza, e com as dioceses de Itapipoca, Quixadá, Crateús e Tianguá.

A Diocese de Sobral originalmente compreendida por quase toda a região norte do Ceará e uma parte da região oeste. Posteriormente cedeu territórios para criação das Dioceses de Crateús em 1964, Tianguá e Itapipoca em 1971. Atualmente seu território compreende 29 municípios.

Nosso Brasão
DESCRIÇÃO TÉCNICA HERÁLDICA

Escudo de vermelho, partido de verde, brocante sobre a divisão do partido uma flor-de-lis com haste central em cruz latina de prata; chefe de azul, uma pomba de prata voante de frente com as asas estendidas, brocante sobre a linha base da divisão do chefe uma faixeta ondada de prata, com duas ondas de azul. Como timbre uma mitra de prata forrada de vermelho, com suas ínfulas de vermelho orladas e franjadas de ouro, com uma cruz do mesmo em ponta. Passadas em aspa, por trás do escudo, à destra com a ponta voltada para a sinistra, à cruz episcopal de ouro, com as pontas treboladas e sobre elas um rubi, e na extensão da haste vertical o numeral "1915" em negro, e à sinistra com a ponta voltada para a destra o báculo pastoral de ouro, com uma ovelha de prata sobre sua ponta torcida. Sob o escudo um listel pregueado de prata com os dizeres "DIOCESE DE SOBRAL" em negro, com suas pregas envolvidas uma em torno da base da cruz episcopal, e outra na base do báculo pastoral.

EXPLICAÇÃO DOS SÍMBOLOS

O vermelho simboliza as missões e as partes geográficas mais áridas que compõem a diocese
O verde simboliza significa as partes geográficas mais verdes, inclusive as serras;
A flor-de-lis aludindo a Padroeira Diocesana, Nossa Senhora da Conceição, falante da pureza de Maria Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja. Nasce a pétala central na forma da Cruz de Cristo Crucificado.
A faixeta ondada simboliza por separar a parte de cima das duas cores de baixo significa o rio.
O azul simboliza o mar.
A pomba simboliza o Espírito Santo que inspirou o Mistério do Nascimento de Jesus
O conjunto de símbolos que contém a mitra, a cruz episcopal e o e báculo simboliza e tipifica um brasão de Diocese, sendo que na cruz episcopal, o numeral "1915" significa o ano da criação (ereção) da Diocese.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária