Formação Missionária da IAM Região Araras

 No dia vinte do mês de setembro do ano dois mil e treze, alguns membros da Comissão Missionária Diocesana, COMIDI, depois de ter visitado durante este ano as três Regiões Episcopais, chega por fim na ultima região – ARARAS, onde acontecerá nos dois dias seguintes a formação para novos assessores da Infância e Adolescência Missionária IAM. Entre as nove paróquias que compõem a região, o encontro realizou-se  na paróquia São Sebastião, cidade do Ipu, 
aproximadamente 100Km da Sede Diocesana. Estavam presentes 18 pessoas da paróquia do Ipu, 3 de Pires Ferreira, Santa Quitéria 4 pessoas, 2 de Groairas, 4 de Cariré, da paróquia de Reriotaba 2 pessoas e 1 Hidrolandia. Contando com uma  presença de 34 participantes.
Os visitantes foram acolhidos por famílias que já estavam à espera.  Sendo que Varjota e Catunda não compareceram. O encontro deu-se início com a mística pela manhã do dia vinte e um, seguindo com a apresentação dos participantes em uma dinâmica coletiva. Logo após  a Ir. Maria Clemilda (Coordenadora da COMIDI), conduziu o primeiro momento, fazendo um levantamento de como se encontrava a IAM nas paróquias da referida Região Araras, concluindo  com a apresentação do diagnóstico da Infância e Adolescência Missionária a nível de Brasil e de mundo.
 Dirigiu-se ao grupão perguntas sobre a IAM, para que se pudesse ter um retrato do nível de conhecimento. Mediante a isto foi organizado dois grupos de estudos. 
O primeiro grupo coordenado por Angélica Farias  (Coordenadora de Região Sede) e Lailson Ferreira (membros do coordenação sede) ficou com os futuros novos assessores, para repassarem toda a história, carisma e metodologia da  IAM. O segundo grupo coordenado por  Ir. Maria Clemilda e Rose, (Vice coordenadora da Região Sede) ficou para fazer um aprofundamento sobre a missão e organização da igreja mediante documentos e organograma, começando pelo Vaticano II, e concluindo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015. 
No final da tarde a primeira  equipe organizada em seis grupos apresentou para a segunda equipe,  oficinas  de um primeiro encontro  para crianças, e adolescentes,  finalizado com um relax. À noite do mesmo dia – sábado a irmã Maria Clemilda e o Pe. Nonato Timbó, pároco, se encontraram com a Comissão Missionária da Paróquia, COMIPA. 
 Na manhã do ultimo dia, ao participarem da missa, deu-se continuidade aos estudos. O primeiro grupo seguiu-se com a psicopedagogia das idades e a segunda equipe com um planejamento para o mês de outubro e o ano da IAM a serem apresentados ao primeiro grupo. Para o encerramento, foi colocado para os dois grupos sobre as atividades em comemoração aos 170 anos da Infância e Adolescência Missionária. Seguido pela eleição da coordenação da Região Araras. Ficou assim a coordenação:
Coordenador: Lucas Mota Cavalcante - da paróquia de Groairas
Vice Coord: Vinícios  Alves - da  paróq. Santa Quitéria
Secretário: Ana Larysse - da  paróq. Groaíras
Tesoreiro: Wilany Melo da  paróq. Ipu
Membro: Regilane - da  paróq. Pires Ferreira
Membro: Marina Sousa – da  paróq. Cariré
Membro: Maria Nayane - da  paróq. Reriutaba
Membro: Margarida Maria - da  paróq. Hidrolândia
Obs: Eles serão apresentados aos párocos na próxima reunião da região.

Depois de equipe formada seguiram-se algumas orientações básicas:
ü A coordenação iria ser apresentada aos padres de região episcopal araras no próximo encontro;
ü Elaborar um calendário de formação para novos assessores da IAM em todas as paróquias de região em comunhão com os párocos e entregar para o coordenação do COMIDI;
ü Lembrando que: automaticamente o coordenador da região será um membro do COMIDI, e que participará das reuniões;
ü ONDE JÁ SE TEM GRUPOS DA IAM:
ü  Organizar um “Despertar Missionário” com três momentos distintos
1º-  Formação sobre a história, carisma, metodologia... da IAM;
2º- Gincana sobre a infância missionária ( Evitar competição de grupos. Todos devem ganhar!!)
3º-Espiritualidade encerrando com uma missa de envio.
ü Que as Crianças participem das missas, e que sejam elas as que acolhem nas portas aos que chegam.
ü  Produzir um slide legendado com fotos e musicas da IAM das atividades missionária realizadas nas paróquias. Para a Assembleia diocesana que acontecerá nos dia 15, 16 e 17 de Novembro deste ano. Sendo que, dia 15 chegada às 17h. No CENTRESO.

 O encontro foi encerrado com uma celebração de envio pelo  padre Elânio Carvalho que esteve auxiliando  o encontro e entrega da cruz e do certificado para quem participou da formação.

Sobral 24 de Setembro de 2013
Ir. Maria Clemilda. Josefina
Coordenadora da COMIDI
 


DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNDO?
SOMOS SEMPRE AMIGOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária