Maria, Mãe Missionária


A Santíssima Virgem é missionária porque participa de modo especial da missão redentora de seu Filho, Jesus Cristo. Se quisermos compreender nossa missão e a missão da Igreja, devemos conhecer e amar Maria. Deus Pai, fonte e origem da missão a acolheu e a vinculou de maneira especial ao seu plano de salvação. Ela foi a primeira que percorreu o caminho missionário de todos os cristãos. Maria é missionária por sua referência e porsua relaçãotãoestreita com Jesus, o missionário porexcelência. Ele se encarna, nasce, anuncia a Salvação, escolhe seus Apóstolos, padece, morre, ressuscita e sobe aos céus para dar-nos seu Espírito e ficar conosco. Em todos esses momentos, Maria participa de um modo especial, em sua qualidade de mãe.

A obra da Redenção (a missão) é realizada por Cristo mediante seu ministério de cruz (dor, sofrimento, morte) e Ressurreição. Com esse acontecimento, como Senhor e Messias, derrama todo o poder de salvação sobre a humanidade. A missão de seu Filho se completa com o dom do Espírito Santo em Pentecostes. Quando Jesus Cristo dá seu Espírito à Igreja, Maria também está presente de modo ativo, sobretudo em atitude de abertura, de acompanhamento e oração.

Maria e a IAM
Em Maria celebramos todas as mães do mundo. No mês de maio, em especial homenageamos as nossas mães. Vale lembrar que um dos dez compromissos da Infância e Adolescência Missionária - IAM é amar a Mãe do céu e torná-la conhecida, assim como a seu Filho Jesus Cristo. Dentro da caminhada da IAM, Maria ocupa um lugar especial e neste mês nós queremos rezar uma Ave-Maria por todas as mamães do mundo. Que tal?

A IAM foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo bispo francês dom Carlos Forbin Janson em 19 de maio de 1843 na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.

Dom Carlos propôs à Paulina Jari-cot, responsável pelo início da Obra da Propagação da Fé, a ideia de incentivar ascriançasda França a ajudarem outras crianças, recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar às necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico: salvar outras crianças inocentes, para fazer delas pequenas discípulas missionárias.

Embora tenha nascido para recorrer a triste situação das crianças chinesas, a iniciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro por meio do resgate, do batismo, do sustento e da educação das crian¬ças dos povos que não conhecem Jesus Cristo. Dom Carlos tinha em mente visita r outros países da Euro¬pa, pregando essa nova cruzada de batismo. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, sua obra estava fundada em 65 dioceses.

A IAM no Brasil 
A Infância Missionária chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas ativi-dadesconcretizou-seem 1990, quando celebrou os 160 anos de fundação no mundo e se espalhou por todos os cantos do país.

Podem participarda Obra crianças que já ingressaram na escola e que estejam sendo alfabetizadas. Numa paróquia, ela é muito importante. De forma dialogada com o pároco e coordenação paroquial de catequese, a IAM pode ser conjugada como um trabalho que suscita o despertar da consciência missionária. Atualmen-te, no Brasil, 30 mil grupos geram o envolvimento de 600 mil crianças e adolescentes.

Os desafios atuais
O mundo globalizado que coloca nas mãos de uma criança celulares e aparelhos modernos, o uso precoce da internet que envolve a criança em redes sociaisea prática do consumismo incentivada nos meiosdecomunicação social hoje são os principais desafios encontrados pelas pessoas que trabalham com a IAM nas comunidades e escolas.


O ano da IAM no Brasil
Neste ano de 2013 a Obra completa 170 anos de fundação no mundo. Estão sendo organizadas várias iniciativas para marcar essa data. No Brasil celebraremos pela primeira vez a experiência da Jornada Nacional da IAM (último domingo de maio) abrindo o Ano da IAM no país, que será encerrado em maio de 2014 com a realização de um Congresso Continental para assessores da IAM em Aparecida, SP. Para a celebração da Jornada Nacional osgrupos seguem algumas orientações:

• Consagração - adquiriros lenços com a borda vermelha, pois em 2013 iremos fazer a nossa consagração ao continente americano. Não custa lembrar que o lenço deve ser colocado no pescoço e recebe o escudo da IAM como conjunto do mesmo.

• Coroação de Nossa Senhora - conversar com o pároco e equipe de liturgia pedindo permissão para que as crianças e adolescentes da IAM façam a coroação de Nossa Senhora. Se for possível, os anjos devem ter as roupas nas cores dos continentes.

• Cofrinhos - fazer a entrega dos mesmos durante a celebração e no dia seguinte conferir com ascrianças e adolescentes para depois enviar para o Secretariado Nacional em Brasília, DF, que destinará aos países mais necessitados de acordo com a con-sagração feita neste mesmo dia. Por exemplo, neste ano enviaremos para os países do continente americano.

Com esta grande celebração, iremos firmar o último domingo de maio como o Dia Nacional da IAM do Brasil. Este ano de 2013 é o momento da IAM no Brasil e no mundo e a melhor forma de celebrarmos seria nos unindo ao sonho de nosso fundador, dom Carlos Forbin Janson: "que todos conheçam Jesus e que o amem como nós o amamos". Para isto é necessário rezar constantemente, sentir um grande amor pela Eucaristia e mostrar também nosso amora Virgem Maria através do terço missionário, e consequentemente virão os frutos de nossa oração como a generosidade, dando uma oferta material às crianças e adolescentes mais necessitados espiritual e materialmente.

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM

FONTE: Revista Missões - Maio 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária