Infância e adolescência Missionária (IAM) Na DIOCESE DE SOBRAL

                                       PUBLICADO EM: A VOZ DO PASTORIGREJA

Um novo caminho…
Este Foi o Lema do Encontro: Infância e Adolescência Missionária Um Novo  Caminho...

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária foi fundada no dia 19 de maio de 1843 por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França.
Cartas recebidas por missionários da China contando a triste situação das crianças do mundo, sensibilizaram o coração de Dom Carlos. Com isso, ele convocou as crianças francesas para ajudar as crianças chinesas com uma Ave Maria por dia e uma moeda por mês.
Assim nasceu a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária que tem por objetivo fazer com que as crianças ajudem e evangelizem as próprias crianças, através da oração, sacrifício e os gestos de solidariedade.
Esta obra é, pois, um serviço em favor da animação, formação e comunhão missionárias das crianças e de seus animadores, para que cooperem na evangelização universal, especialmente das crianças de todo o mundo, e na solidariedade, partilhando os bens materiais.
Atualmente, a IAM está presente em 130 países. Só no Brasil são cerca de 30 mil grupos, mais de 400 mil crianças e adolescentes.
O nome origina-se da devoção, existente na França, à Infância do Menino Jesus.
* É MISSIONÁRIA:  não  é  somente um organismo de solidariedade com as crianças pobres nas missões para oferecer-lhes comida, roupas, educação e assistência sanitária. Mas é missionária porque educa as crianças na fé, na abertura universal. Pelo compromisso do batismo partilham esta fé e seus bens com todas as crianças.

* É PONTIFÍCIA: foi aprovada e assumida pelo Papa como Obra evangelizadora e colocada a serviço de toda a Igreja.
* É da INFÂNCIA: os protagonistas são as crianças e os pré-adolescentes que se dedicam em favor de todas as crianças da terra, independentemente de cultura, raça ou religião.
* É da  INFÂNCIA  MISSIONÁRIA:  é  obra  das  crianças  em  favor  das crianças. Elas se organizam e se formam para serem bons missionários e missionárias para a evangelização e a fraternidade universal.
Foi com este espírito que no último final de semana (16 a 18 de março), realizamos aqui em Sobral, CETRESO,  um encontro de formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária. Arlane Markely, coordenadora Regional da Infância e Adolescência Missionária e  Cleyton Paes, articulador Regional da Juventude Missionária, foram os assessores do encontro. A eles a nossa gratidão e comunhão na oração.
Participaram do encontro 48 assessores da IAM,  representando 19 paróquias das seis Regiões Pastorais da diocese de Sobral.
O conteúdo do encontro constou de:
1º. A organização Missionária no Brasil.
2º. A História e o Carisma da Infância e Adolescência Missionária.
3º. Os dez mandamentos da Infância e Adolescência Missionária.
4º. Os doze passos para implantar a IAM.
5º. O perfil do(a) assessor(a) da IAM.
Encerramos o encontro de formação com a celebração da Santa Missa e Envio. Todos que participaram do encontro, em tempo integral, receberam  a cruz  da Infância Missionária e o certificado das Pontifícias Obras Missionárias.
Ir.Terezinha Arcanjo, coordenadora diocesana da IAM, recebeu um maravilhoso reforço na sua equipe, contando agora com a  ajuda de um representante de cada Região Pastoral da diocese.  
A nossa meta para os próximos anos é revitalizar os grupos já existentes  e trabalhar na implantação de novos grupos da IAM  em todas as nossas paróquias e Áreas pastorais. Neste sentido faço aqui um apelo a todos os presbíteros de nossa diocese, especialmente aos párocos, para que incentivem e apoiem os assessores da IAM de sua paróquia nesta obra e missão.
A Infância e Adolescência missionária é como uma sementinha de mostarda da qual Jesus fala no Evangelho de São Mateus. É feita de pequeninos, mas é grande aos olhos de Deus e da comunidade. Como a sementinha é de grande poder transformador, assim também acreditar que a IAM possa transformar a sociedade, a comunidade e sobre tudo as nossas famílias.
Senhor, colocamos esta Obra em tuas mãos. Que ela seja fermento de um Novo Caminho para nossas paróquias e comunidades.
Dom Odelir José, mccj

IAM UM NOVO CAMINHO...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa De Aniversario e Consagração Das Crianças Da Infância E Adolescência Missionária ...

Musicas da Infância Missionária